Entrevista com Roberto Massaru, consultor em Feng Shui

30 de nov. de 2009


por Silvana A. Bernardo
do INPR Brasil

Roberto Massaru Watanabe é Engenheiro, membro do Rotary Club e consultor em Feng Shui. Nesta entrevista ele fala sobre a origem e função do Feng Shui e o Ba Guá.

INPR Brasil - O que é o Feng Shui?

Roberto Massaru - O Feng Shui é uma técnica milenar que serve para indicar, em cada ambiente fechado, a localização das energias.

INPR Brasil - Quando ele surgiu?

Roberto Massaru - O Feng Shui deriva do I CHING e se tem notícias de que se praticava há mais de 4.000 anos na China.

INPR Brasil - Para alguns historiadores o Feng Shui é de origem chinesa; outros acreditam que ele surgiu na Índia. Existe alguma prova concreta neste sentido?

Roberto Massaru - O Feng Shui, como já disse na resposta anterior, deriva do I CHIG e sua origem é na China.

INPR Brasil - Qual é a função de um consultor em Feng Shui?

Roberto Massaru - Ele deve indicar em cada ambiente fechado (sala, cozinha, dormitório, escritório, sala de aula, fábrica, etc.) a localização das energias que afetam o nosso metabolismo. Assim, atividades que requerem "atenção" serão melhor realizadas em determinada posição, atividades que requerem "criatividade" em outra, "carisma" em outra, e assim por diante.

***

INPR Brasil - Como ele esta organizado no Brasil?

Roberto Massaru - Não conheço nenhuma organização formal no Brasil. Existem muitas pessoas que individualmente divulgam essa técnica e também prestam consultas domiciliares.

INPR Brasil - Como os cristãos têm se comportado diante desta novidade?

Roberto Massaru - Não tenho encontrado restrições por parte de cristãos ou de outras religiões. O Feng Shui é uma técnica e não uma crença.

INPR Brasil - Qual é a importância do Feng Shui para a cultura chinesa?

Roberto Massaru - Na China, embora seja constituída de muitas etnias, o Feng Shui é praticado pelos mandarins e todas as ações do dia a dia, seja de curto prazo ou de longo prazo são realizadas com consulta prévia ao Feng Shui.

INPR Brasil - O que é o Tai Chi Chuan?

Roberto Massaru - Tai Chi Chuan é uma técnica de harmonização das energias do nosso corpo considerando a disponibilidade das energias nos ambientes abertos com base no I CHING. Como é aplicação direta do I CHING, o Tai Chi deve ser praticado em ambiente aberto usando o Bá Guá do I CHING, diferentemente do Feng Shui que é sempre praticado em ambiente fechado e usando os oito Bá Guas do Feng Shui.

***

INPR Brasil - Existe alguma relação entre o Tai Chi Chuan e o Feng Shui?

Roberto Massaru - Sim. Ambas são técnicas de conhecimento das energias do meio ambiente que derivam do I CHING.

INPR Brasil - Como você explica o interesse crescente dos brasileiros pela cultura e religião oriental?

Roberto Massaru - Durante muitos anos a cultura oriental era tida como uma coisa arcaica e pouco a pouco os ocidentais estão descobrindo que nem tudo é crença e muitas coisas possuem um lastro científico.

INPR Brasil - O Feng Shui é uma prática religiosa?

Roberto Massaru - Não. O Feng Shui é uma técnica científica.

INPR Brasil - O que você pensa sobre a Nova Era?

Roberto Massaru - Não conheço a Nova Era.

***

INPR Brasil - Você se considera uma pessoa religiosa?

Roberto Massaru - Sim. Sou católico praticante, tenho um tio que é padre católico.

INPR Brasil - Qual é a sua relação com o Rotary Club?

Roberto Massaru - Sou sócio honorário do Rotary Club Artur de Alvim de São Paulo e também do Rotary Club de Mogi das Cruzes (Norte).

INPR Brasil - Qual é a importância do símbolo taioísta do Yin e Yang na pratica do Feng Shui?

Roberto Massaru - O símbolo não é taoista, mas sim do I CHING e apenas indica que o equilíbrio se obtem quando juntamos os opostos de uma mesma energia, que toda energia sempre tem dois opostos representados pelo YIN e YANG e que dentro do YIN encontramos o YANG e vice-versa. Então, a claridade é o oposto da escuridão da mesma energia luminosa. Devemos tomar o cuidado de não fazer afirmações que não tem embasamento no I CHING como muitos falam que o YIN é mulher e o YANG o homem, pois homem e mulher são seres e energia.

INPR Brasil - A Escola do Chapéu Negro seria uma versão oculta do Feng Shui?

Roberto Massaru - Não. A Escola do Chapéu Negro não é Feng Shui, mas sim uma coisa inventada pelos norteamericanos do China Town, assim como o Frango Xadrex, o Arroz Chopsuei que não existe em nenhum lugar da China.

***

INPR Brasil - Qual é a importância do Ba guá na decoração de ambientes?

Roberto Massaru - Muitos veem no Ba Guá uma peça de decoração. Entretanto, devemos aprender que os Bá Guás do Feng Shui, pois são oito, servem para indicar, nos ambientes fechados, a localização exata das oito energias mais significativas dentre as 384 estudadas pelo Feng Shui através da bússola Luo Pan.

Olhando o Bá Guá do local, a gente fica sabendo a posição mais auspiciosa para determinados tipos de tarefas como "ter uma conversa séria sobre trabalho" ou "o local mais auspicioso para estudar historio" ou "para estudar matemática" ou para "dormir um sono preparatório para uma entrevista de emprego" e assim por diante.

INPR Brasil - Uma última palavra aos internautas

Roberto Massaru - Devemos tomar o cuidado de perceber que existem energias que afetam o metabolismo do nosso corpo, mas que a gente não vê e nem sente e por isso mesmo a gente não leva em consideração. Uma das energias mais fortes e que atua de forma contínua é a Energia do Campo Magnético Terrestre. Uma bússola serve para mostrar ao leigo que essa energia existe e que sua ação é instantânea e contínua - nunca cessa. Essa energia atua diretamente sobre a circulação sanguínea. A parte que cuida da energia no sangue é constituída por partículas de ferro (o mesmo material dos imãs) chamadas de hemácias e da mesma forma que a agulha da bússola fica ao sabor da Energia do Campo Magnético Terrestre, o sangue também circula pelo nosso corpo ao sabor dessa energia. Então é evidente que a circulação de sangue no teu cérebro vai depender da direção em que está voltado o teu cérebro.

Se você esta estudando um determinado assunto com a cabeça voltada para o norte você terá determinado entendimento sobre aquele assunto e caso você estudasse esse mesmo assunto com a cabeça voltada para o lesto você terá um entendimento um pouco (ou bastante?) diferente do que teve na outra situação. As aves migratórias possuem pequenos imãs dentro do cérebro e é dessa forma que elas conseguem se posicionar mesmo naquelas jornadas de mais de 10.000 quilômetros ao longo da rota migratória.

Outra energia que circula nos ambientes é a energia do Redemoinho. Em qualquer lugar da face da Terra, pode-se visualizar a ação da Energia do Redemoinho, bastando tirar a rolha de uma pia, tanque ou banheira cheia de água. No hemisfério norte o redemoinho gira no sentido anti-horário e aqui, no sul, no sentido horário. Essa energia afeta nosso equilíbrio não só físico como mental. Você pode sentir que o nosso cérebro é sensível à energia que gira bastando dar uns 5 giros você vai perceber que você perde a noção de equilíbrio.

Não deixe de navegar no site www.ebanataw.com.br/fengshui

Abraços,

Roberto Massaru Watanabe


Entrevista revisada de acordo com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa

Adquira as apostilas do INPR Brasil e ganhe um desconto especial

 
 
 
 
Copyright © INPR Brasil