Roberto Massaru Watanabe é Engenheiro, membro do Rotary Club e consultor em Feng Shui. Nesta entrevista ele fala sobre a origem e função do Feng Shui e o Ba Guá.
INPR Brasil - O que é o Feng Shui?
Roberto Massaru - O Feng Shui é uma técnica milenar que serve para indicar, em cada ambiente fechado, a localização das energias.
INPR Brasil - Quando ele surgiu?
Roberto Massaru - O Feng Shui deriva do I CHING e se tem notícias de que se praticava há mais de 4.000 anos na China.
INPR Brasil - Para alguns historiadores o Feng Shui é de origem chinesa; outros acreditam que ele surgiu na Índia. Existe alguma prova concreta neste sentido?
Roberto Massaru - O Feng Shui, como já disse na resposta anterior, deriva do I CHIG e sua origem é na China.
INPR Brasil - Qual é a função de um consultor em Feng Shui?
Roberto Massaru - Ele deve indicar em cada ambiente fechado (sala, cozinha, dormitório, escritório, sala de aula, fábrica, etc.) a localização das energias que afetam o nosso metabolismo. Assim, atividades que requerem "atenção" serão melhor realizadas em determinada posição, atividades que requerem "criatividade" em outra, "carisma" em outra, e assim por diante.
***
INPR Brasil - Como ele esta organizado no Brasil?
Roberto Massaru - Não conheço nenhuma organização formal no Brasil. Existem muitas pessoas que individualmente divulgam essa técnica e também prestam consultas domiciliares.
INPR Brasil - Como os cristãos têm se comportado diante desta novidade?
Roberto Massaru - Não tenho encontrado restrições por parte de cristãos ou de outras religiões. O Feng Shui é uma técnica e não uma crença.
INPR Brasil - Qual é a importância do Feng Shui para a cultura chinesa?
Roberto Massaru - Na China, embora seja constituída de muitas etnias, o Feng Shui é praticado pelos mandarins e todas as ações do dia a dia, seja de curto prazo ou de longo prazo são realizadas com consulta prévia ao Feng Shui.
INPR Brasil - O que é o Tai Chi Chuan?
Roberto Massaru - Tai Chi Chuan é uma técnica de harmonização das energias do nosso corpo considerando a disponibilidade das energias nos ambientes abertos com base no I CHING. Como é aplicação direta do I CHING, o Tai Chi deve ser praticado em ambiente aberto usando o Bá Guá do I CHING, diferentemente do Feng Shui que é sempre praticado em ambiente fechado e usando os oito Bá Guas do Feng Shui.
***
INPR Brasil - Existe alguma relação entre o Tai Chi Chuan e o Feng Shui?
Roberto Massaru - Sim. Ambas são técnicas de conhecimento das energias do meio ambiente que derivam do I CHING.
INPR Brasil - Como você explica o interesse crescente dos brasileiros pela cultura e religião oriental?
Roberto Massaru - Durante muitos anos a cultura oriental era tida como uma coisa arcaica e pouco a pouco os ocidentais estão descobrindo que nem tudo é crença e muitas coisas possuem um lastro científico.
INPR Brasil - O Feng Shui é uma prática religiosa?
Roberto Massaru - Não. O Feng Shui é uma técnica científica.
INPR Brasil - O que você pensa sobre a Nova Era?
Roberto Massaru - Não conheço a Nova Era.
***
INPR Brasil - Você se considera uma pessoa religiosa?
Roberto Massaru - Sim. Sou católico praticante, tenho um tio que é padre católico.
INPR Brasil - Qual é a sua relação com o Rotary Club?
Roberto Massaru - Sou sócio honorário do Rotary Club Artur de Alvim de São Paulo e também do Rotary Club de Mogi das Cruzes (Norte).
INPR Brasil - Qual é a importância do símbolo taioísta do Yin e Yang na pratica do Feng Shui?
Roberto Massaru - O símbolo não é taoista, mas sim do I CHING e apenas indica que o equilíbrio se obtem quando juntamos os opostos de uma mesma energia, que toda energia sempre tem dois opostos representados pelo YIN e YANG e que dentro do YIN encontramos o YANG e vice-versa. Então, a claridade é o oposto da escuridão da mesma energia luminosa. Devemos tomar o cuidado de não fazer afirmações que não tem embasamento no I CHING como muitos falam que o YIN é mulher e o YANG o homem, pois homem e mulher são seres e energia.
INPR Brasil - A Escola do Chapéu Negro seria uma versão oculta do Feng Shui?
Roberto Massaru - Não. A Escola do Chapéu Negro não é Feng Shui, mas sim uma coisa inventada pelos norteamericanos do China Town, assim como o Frango Xadrex, o Arroz Chopsuei que não existe em nenhum lugar da China.
***
INPR Brasil - Qual é a importância do Ba guá na decoração de ambientes?
Roberto Massaru - Muitos veem no Ba Guá uma peça de decoração. Entretanto, devemos aprender que os Bá Guás do Feng Shui, pois são oito, servem para indicar, nos ambientes fechados, a localização exata das oito energias mais significativas dentre as 384 estudadas pelo Feng Shui através da bússola Luo Pan.
INPR Brasil - Uma última palavra aos internautas
Roberto Massaru - Devemos tomar o cuidado de perceber que existem energias que afetam o metabolismo do nosso corpo, mas que a gente não vê e nem sente e por isso mesmo a gente não leva
Não deixe de navegar no site www.ebanataw.com.br/fengshui
Roberto Massaru Watanabe
Entrevista revisada de acordo com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa
Adquira as apostilas do INPR Brasil e ganhe um desconto especial
0 comentários:
Postar um comentário